Como Maria Conde, mesmo em meio a dificuldades, conquistou sua aprovação em concursos de sua formação!

terça-feira, 14 de junho de 2016

Maria Conde, concurseira há cerca de um ano, concedeu ao Concursos Method (CM) um depoimento sobre os altos e baixos de sua trajetória, desde sua formação na Universidade Federal de São João del-Rei até suas mais recentes aprovações em dois concursos na sua área. 

O depoimento traz algumas das estratégias utilizadas por ela para acertar nos estudos e conseguir sua aprovação, além de ser uma fonte motivadora para os concurseiros que estão pensando em desistir ou que estão passando por dilemas, como o que Maria teve de enfrentar depois de formada. Segue abaixo o depoimento.

"Olá, concurseiros. Estou aqui para contar um pouco sobre minha trajetória até a aprovação em concursos. Estou estudando [para concursos] a um ano, desde quando me formei na faculdade. Falando nisso, acho necessário contar como foi difícil conseguir o tão sonhado diploma. Sou filha de agricultores e moramos na zona rural de uma cidadezinha do interior de Minas. 

Meu ensino básico foi de péssima qualidade. Entrar em uma faculdade federal era um sonho quase impossível para a realidade que vivia. Mas fui à luta, em busca de um ensino superior de qualidade. Meu namorado, agora noivo, me incentivava e graças a ele eu soube como funcionava o universo de uma universidade federal; eu não imaginava, a falta de informação reinava no local onde morava, internet e computador eram mundos que não conhecia. Passei então na faculdade de Administração da UFSJ [Universidade Federal de São João del-Rei], depois de 2 anos tentando passar no vestibular, cursinhos voluntários me ajudaram nessa trajetória. 

Foi um momento de grande felicidade pra mim, mas a responsabilidade logo tomou conta. Meus pais trabalhavam ao sol para me ajudar, pois eu morava em outra cidade e apesar de ganhar bolsa na universidade, precisava da ajuda deles. Formei em 3 anos: algo que precisaria de 4 anos, fiz em 3. 

E agora? O que fazer? Enfrentei um dos maiores dilemas: queria estabilidade - sempre sonhei -, porém sabia que para me dedicar de verdade aos concursos teria que ter uma boa parte do tempo livre para os estudos, mas estava formada, o esforço que meus pais fizeram não foi pra ver a filha formada voltando pra casa. Mesmo assim, tomei a decisão de voltar; só assim conseguiria mais tempo para estudar e realizar meu sonho. Pisei no meu orgulho e voltei. 

Enfrentei muitas críticas; pessoas dizendo formou e voltou? Pra que serviu sua faculdade?. Cheguei a ter receio de sair de casa, com medo do que as pessoas iriam me perguntar, tive crises terríveis de ansiedade, início de síndrome do pânico. Fui enfrentando tudo isso em meio aos estudos. Não parava. 

No início era difícil ter um ritmo de estudos, mas aos poucos fui conseguindo: cheguei a estudar 10 horas por dia, fiz cerca de vinte concursos e passei em dois. 

Os concursos municipais não foram meu foco. Mas como sempre estudei as matérias básicas (direito administrativo, constitucional, raciocínio lógico, português e informática), prestei esses municipais, pois eram essas as matérias cobradas. Tentei várias formas de aprendizado: áudio, leitura, vídeo aulas, aulas em cursinho presencial. Fui percebendo quais os métodos que me ajudavam mais e fui repetindoA impressão que tinha antes era de não saber nada; o que algumas pessoas já sabiam desde a quinta série do fundamental, tive que aprender agora. Isso fazia com que me esforçasse ainda mais para chegar ao nível das pessoas que ficavam em primeiro lugar.

Foi, então, que fiquei em terceiro [lugar] em um concurso que deu 77 [concorrentes] por vaga e em primeiro em outro que havia uma vaga e 110 pessoas concorrendo. Fiquei extremamente feliz por ter conquistado essas aprovações, era sinal de que estava dando certo. 

Posso dizer que minhas maiores motivações durante os estudos eram meus pais, que trabalhavam tão pesado que me fazia sentir a obrigação de retribuir a eles, e também meu noivo, que foi sempre muito importante pois sempre me motivou e acreditou em mim, até mais que eu mesma. 

Bom, concurseiros. Como viram, minha vida até aqui não foi nada fácil, e isso foi um resuminho. Aconteceram muito mais coisas nesse período, mas, desnecessário dizer tudo. Pra vocês que não têm alguém pra incentivar, motivar vocês, espero que se inspirem na minha história e busquem forças dentro de vocês. Todo mundo é capaz. Basta ter dedicação e força de vontade. Beijo no coração de vocês. A aprovação tá aí. Acreditem. Não parem de estudar. Eu ainda não cheguei no concurso dos meus sonhos, até lá, a batalha continua..."

Obs.: Informações em [*] e destaques em negrito foram por nós acrescidas ao depoimento.

Maria conde foi aprovada em dois concurso municipais para o cargo de Administração, sua formação acadêmica.

aprovada em dois concursos no cargo de Administração Classificação de aprovada em dois concursos

Futuros servidores, essa foi mais uma história inspiradora e motivadora! Abraços e até a próxima. 
Blog Widget by LinkWithin
Página Inicial | Sobre o Blog | Contato | Enviar Artigo | Termos e Condições

Concursos Method google plus Concursos Method Facebook Fanpage Concursos Method Twitter