Carlos Eduardo dos Santos, aprovado em 1º lugar em um dos concursos jurídicos mais concorridos do país

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Carlos Eduardo assinando termo de posse Em entrevista ao blog Concursos Method, Carlos Eduardo fala sobre sua trajetória de estudos para concursos e como se deu sua aprovação em primeiro lugar para Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo, um dos concursos mais concorridos do país.

Sua primeira aprovação em um concurso público ocorreu em 2002 para o cargo de agente penitenciário, em São Paulo. Segundo ele, permaneceu nesse cargo até o ano de 2009, quando pediu exoneração do cargo do Estado de São Paulo e assumiu como agente penitenciário no Estado do Paraná. Durante o período entre 2002 e 2010, trabalhava e fazia faculdade de Direito, sendo aprovado na Ordem Brasileira dos Advogado (OAB) em 2009. Nos anos seguintes, Carlos Eduardo dedicou-se a sua área de formação, advocacia, trabalhando em escritório próprio, quando, em meados de 2013, encontrando dificuldades na área, decidiu por prestar concursos públicos novamente. Seu principal interesse foram os cargos do Tribunal de Justiça, sendo, entretanto, aprovado em diversos outros concursos até a data atual. Ele afirma que continua estudando para outros concursos e espera que seu próximo depoimento ao Concursos Method seja sobre sua aprovação na área da Magistratura. Confiram a entrevista abaixo: 

Concursos Method: Em qual concurso você foi aprovado? E quando ocorreu a aprovação?

Carlos Eduardo: Escrevente Técnico Judiciário  Interior [São Paulo].

Concursos Method: Há quanto tempo você vinha se preparando para este concurso?

Carlos Eduardo: 1 ano e meio.

Concursos Method: Houve algo que motivasse seus estudos?

Carlos Eduardo: Sim, como eu era funcionário público em outro estado (Paraná - PR) e minha família (mulher e filhos) morava no interior de São Paulo, minha motivação maior era passar em um concurso para ficar mais próximo dos familiares. 

Concursos Method: Já prestou outros concursos? Se sim, quais?

Carlos Eduardo: Sim, Magistratura, Delegado Estadual, Agente Penitenciário, Agente de Escolta Penitenciário, Escrivão da Policia Civil, Investigador da Polícia Civil, Detran, Polícia Rodoviária Federal, Banco do Brasil, Escrevente Técnico Judiciário (capital); destes, consegui aprovação nos de Agente Penitenciário, Agente de Escolta, Escrivão da Polícia Civil, Investigador de Polícia, Escrevente Técnico Judiciário – capital e interior.

Concursos Method: Quando decidiu ingressar na busca pela aprovação em um concurso? Por quê?

Carlos Eduardo: Anteriormente à entrada no serviço público, eu advogava, mas como a advocacia está bem complicada atualmente (financeiramente falando), acabei focando nos estudos para entrar em um cargo público e poder ter uma estabilidade financeira para mim e familiares.

Concursos Method: Na época, quais eram as suas maiores dificuldades nessa busca? Como você as superou?

Carlos Eduardo: Era achar tempo para poder me dedicar melhor aos estudos. Mas superei isto estudando nos intervalos que eu tinha disponíveis; muitas das vezes, estudei durante a madrugada.

Concursos Method: Como foram seus estudos (administração de tempo, conciliação com outras atividades, materiais usados...)?

Carlos Eduardo: Sempre dividi os estudos em matérias durante a semana (ex.: segunda-feira: direito penal, direito processual penal; terça-feira: direito administrativo, constitucional, etc...), chegando a estudar em média de 7 a 8 horas por dia, com intervalos de 15 min a cada hora para tomar um café. Usei materiais em PDF encontrados na internet e apostilas que comprei em cursos online direcionados para o concurso em foco.

Concursos Method: Você usou alguma estratégia ou técnica específica para ter um estudo efetivo e não esquecer dos conteúdos?

Carlos Eduardo: Sempre usei aquelas siglas que muitos professores de cursos criam para facilitar a memorização, como, por exemplo, a famosa L.I.M.P.E. de Princípios Constitucionais no âmbito administrativo (L.I.M.P.E.: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência), para facilitar a memorização, procurei também sempre rever as matérias que possuem algumas regrinhas para se decorar – crase, fórmulas de matemática e etc.  na última semana, que antecede a prova.

Concursos Method: Quanto tempo de seu dia era dedicado ao estudo para (este) concurso?

Carlos Eduardo: De 7 a 8 horas.

Concursos Method: A que você mais atribui essa conquista?

Carlos Eduardo: Dedicação, e disciplina, e muita persistência. Praticamente me isolei do mundo, esqueci festas e churrascos de finais de semana com os amigos e familiares. Era chamado pelos amigos e familiares de "chato", "nerd", ... (risos).

Concursos Method: Você pretende continuar estudando para outros concursos?

Carlos Eduardo: Sim, atualmente me preparo para o concurso da Magistratura [Juiz de Direito - SP].

Concursos Method: Você teria alguma dica para os concurseiros iniciantes e para aqueles que ainda não foram aprovados? 

Carlos Eduardo: Persistência, nunca desistir, pois vão tomar muitas BOMBAS (reprovações) antes de conseguir a almejada aprovação e, como todos sabem, os concursos são como uma fila que anda... Uma hora, vai chegar a sua vez. É só não desistir!

[*] - Informações por nós acrescidas.

Confiram as imagens, enviadas por Carlos Eduardo ao blog, de sua colocação do Diário de Justiça de São Paulo, da assinatura do termo de posse e do início do exercício do cargo:



Classificado em primeiro lugar em concurso jurídico Carlos Eduardo assina o termo de posse Carlos Eduardo em primeiro dia de exercício de cargo

Pessoal, que essa seja mais uma história motivadora nas jornadas de vocês como concurseiros. Bons estudos! 

Blog Widget by LinkWithin
Página Inicial | Sobre o Blog | Contato | Enviar Artigo | Termos e Condições

Concursos Method google plus Concursos Method Facebook Fanpage Concursos Method Twitter