Enem 2016: MEC divulga datas de inscrição e aplicação da prova

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Baixe aqui o edital do ENEM 2016. 

Nesta quinta-feira (14), foi divulgada 
pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília, a agenda para o ano de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o principal meio de ingresso em nível superior público do país. Foram divulgadas também algumas mudanças que ocorrerão no exame deste ano, como o aumento na taxa de inscrição, a possibilidade de pagamento da mesma em qualquer agência bancária, agência dos correios ou casa lotérica e ainda o reforçamento na segurança contra fraudes. Todos os detalhes apresentados pelo ministro estarão presentes no edital do exame a ser publicado nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União.

De acordo com as informações divulgadas, as inscrições do exame, que devem ser feitas pela internet através da Página do Participante, terão início a partir das 10h do dia 09 de maio (próximo mês) e serão encerradas às 23:59h do dia 20 de maio, no horário de Brasília. Já as provas serão realizadas somente na primeira semana do mês de novembro, dias 05 (sábado) e 06 (domingo), devido às eleições municipais que serão realizadas neste ano. 


A taxa de inscrição do ENEM 2016 custará R$ 68,00, um aumento de R$ 3,00 com relação a taxa cobrada no ano anterior. O pagamento da taxa poderá ser efetuado até as 21:59h do dia 25 de maio em qualquer agência bancária, agência dos correios ou casa lotérica, através do Guia de Recolhimento da União (GRU). Segundo Mercadante, essa liberdade de pagamento foi estabelecida com vistas a dar maior comodidade e opções ao estudante não isento da taxa. 

Os estudantes concluintes do ensino médio no ano de 2016 e aqueles que declararem carência no ato de inscrição estão isentos do pagamento da taxa. Entretanto, os estudantes que pedirem a isenção e se ausentarem nos dois dias de aplicação da prova perderão o beneficio na edição seguinte do exame. Já aqueles que declararam carentes na edição anterior e não compareceram no dia de aplicação, caso pretendam declarar carência novamente este ano, precisam justificar a ausência.

Assim como nos anos anteriores, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova terá início somente às 13:30h. O tempo extra de 30 minutos será utilizado para fins de segurança. Este ano será utilizado um novo procedimento de segurança: a coleta da impressão digital de todos os participantes. Segundo o ministro, "a coleta acontece no primeiro ou no segundo dia de provas; não há nenhuma possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra". Esse novo procedimento não elimina os outros já utilizados, mas soma-se a eles. 

No sábado, será aplicada a avaliação de 'Ciências da Natureza e suas tecnologias' e 'Ciências Humanas e suas Tecnologias'; no domingo, será aplicada a avaliação de 'Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e 'Matemáticas e suas Tecnologias', além da redação.  As provas terão duração de 4 horas e trinta minutos (sábado) e cinco horas e trinta minutos (domingo). 

A cada ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem se tornado a maior avaliação educacional do país, além de ser a maior porta para o ingresso de alunos no nível superior. Segundo o MEC, o exame foi aceito, em 2015, por 55 das 63 universidades federais de todo o país através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Além disso, através da nota é possível ainda participar de outros programas do governo, como ProUni, Fies, Pronatec e Ciência sem Fronteiras. Este ano, as notas do exame poderão também ser usadas para o ingresso em 13 universidades de Portugal, incluindo as universidades do Porto, de Lisboa e de Coimbra. 
Blog Widget by LinkWithin
Página Inicial | Sobre o Blog | Contato | Enviar Artigo | Termos e Condições

Concursos Method google plus Concursos Method Facebook Fanpage Concursos Method Twitter